Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Aspectos Geográficos

A formação do relevo de São Miguel do Passa Quatro, propiciou a formação de paisagens naturais belíssimas. Segundo SILVA et all (2006), o município de São Miguel do Passa Quatro localiza-se na região Sul do Estado de Goiás, distante aproximadamente 116 km de Anápolis e 65 km de Goiânia, sendo suas principais rodovias de acesso: GO 330 a Anápolis-Vianópolis, BR 352 Goiânia-Cristianópolis e GO 139 Cristianópolis-Vianópolis-São Miguel do Passa Quatro. (Veja figura 1)

Aspectos geológicos

No contexto geohistórico São Miguel do Passa Quatro está inserido em um embasamento pré-cambriano no escudo Brasil Central, na província estrutural denominada Tocantins. Dentro da faixa de dobramento Brasília, zona interna formada por granulito e ortorognaisses, embasamento. As rochas constituídas são do grupo Araxá, Serra da Mesa, Serra Dourada, características por unidades aláctonas micaxistos e associações vulcanosedementares. A região, em estudo encontra-se sobre as rochas do grupo Araxá de idade mezoproterozóica, a litologia do solo é formada por calcixistos, metacalcário e quartizitos sobre as diversas unidades litoestratigráficas.

Aspectos geomorfológicos

De acordo com estudo feito no município afirma que a região de São Miguel do Passa Quatro situa-se no domínio das subunidades morfoestruturais identificadas e denominadas como Planalto Tocantins-Paranaíba, que faz parte da unidade reconhecida como Planalto Central Goiano. Apresenta superfícies aplanadas, em geral coincidindo com a disposição das camadas retrabalhadas por processos hipodérmicos. São recobertas por couraças ou materiais argilosos evoluídos por processos pesagenéticos e apresentam desdobramento de acordo com cada região.

O relevo é muito dissecado predominando formas de topo convexo, com interflúvio de dimensões inferiores a 750 m, drenagem entalhada vertente com declive de 11 a 24° e solo de textura predominantemente arenosa a média argilosa, originárias da rocha do grupo Araxá.

Ocorre principalmente no planalto dos Guimarães e diversos trechos do Planalto Central Goiano e do Planalto (send) Setentrional da Bacia do Paraná. O relevo dissecado, engloba formas covexas e aguçadas com espaçamento interfluvial inferior a 750 m, por vezes delimitado por escarpas de até as 45° e comportamento de solos argilosos da formação derivados de basaltos da Serra Geral.

Fonte: Radam Brasil, Geólogo, MENEZES, Almir Pinto Lopes.